CASES

Em dezembro de 2016 a Geossintec projetou e executou uma cobertura de contato em uma lagoa de armazenamento de chorume em uma unidade de Tratamento de Resíduos. A lagoa mede 135 metros de comprimento por 56 metros de largura e 7,5 metros de profundidade.

O objetivo principal foi criar uma barreira para a água da chuva que precipita sobre a lagoa e impedir que ela se misture com o chorume armazenado reduzindo os custos com tratamento.

O projeto exigia uma solução de baixo investimento e que permitisse o gradativo esvaziamento da lagoa para posterior encerramento.

Analisado as premissas foi proposto para o cliente uma cobertura de contato com geomembrana PEAD e com ancoragem móvel possibilitando a variação do nível de efluente.

Além do objetivo alcançado, outro benefício percebido foi a redução do odor pela vizinhança.

SERVIÇOS

Projeto: A cobertura foi dimensionada e os materiais quantificados.

Instalação: Os drenos de gases são pré fabricados e as bases de concreto executadas. As bases de concreto serão usadas para fixar as cintas de ancoragem. Os painéis de geomembrana são soldados em uma área externa preparada previamente. Após conclusão das soldas são usados dois equipamentos para posicionar a geomembrana sobre a lagoa. Os drenos de gases pré fabricados são instalados e no centro da lagoa é construído um canal para que a água da chuva se acumule e seja retirada em um único ponto. Para realizar a ancoragem móvel a geomembrana é fixada com catracas e fitas de poliéster.

Comissionamento: Após a finalização da instalação dos serviços a cobertura da lagoa está pronta para uso. Reunimos a documentação em um Databook onde consta: Relatório de instalação, Manual de Operação, AS BUILT, Certificados de Qualidade e Termo de Entrega da obra.

VANTAGENS

Peso reduzido; boa flexibilidade; atoxidade; facilidade de transporte e manuseamento; elevada resistência química; bom comportamento em baixas temperaturas; reduzida perda de carga; boa resistência a impacto e à abrasão; boa resistência a raios UV, etc.

QUANTITATIVOS

  • – Dimensão da Lagoa: 135m x 56m x 7,50 m (compr. x larg. x prof.)
  •  – 8500 m² Geomembrana PEAD 1 mm
  •  – 46 bases de concreto

FOTOS

Equipes capacitadas e experientes

Atendimento as normas vigentes

Acompanhamento técnico de Engenheiro Civil habilitado no CREA

Gostou desta solução?
Faça um orçamento aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *