É uma manta geossintética, formada pela associação de dois geotêxteis e uma camada de argila bentonítica sódica, por meio de um processo intenso de agulhagem desta última. Este conjunto forma uma barreira destinada à obras de proteção ambiental, pois a alta capacidade de adsorção da bentonita garante a formação de uma camada ativa de impermeabilização, auto cicatrizante, com baixíssimo coeficiente de permeabilidade (k ~ 10-11 m/s).

FABRICAÇÃO

São fabricadas em bobinas com 4,25 m (largura) x 50,0 m (comprimento), totalizando 212,5 m², e podem ter diferentes quantidades de bentonita, conforme a necessidade do projeto:
3,6 kg/m²
4,1 kg/m²
5,0 kg/m²
A linha completa de geossintéticos possui certificação ISO 9001, assegurando um criterioso controle de qualidade.

VANTAGENS

A sua utilização como barreira de segurança permite a substituição ou redução das espessas e onerosas camadas de argila compactada, eliminando a necessidade de exploração de jazidas. Dessa forma, o material usado pode ser considerado ecológico e de notável viabilidade econômica. A barreira impermeabilizante é um material destinado a obras de proteção ambiental que possui como principal vantagem a impermeabilização e o controle de fluxo de contaminantes.

APLICAÇÕES

  • 1- Base de aterros sanitários e industriais – Em sistemas impermeabilizantes de base de aterros sanitários e industriais, a barreira impermeabilizante é instalada abaixo das geomembranas atuando como um elemento impermeabilizante de segurança, substituindo ou reduzindo a camada de argila compactada e conferindo proteção mecânica à geomembrana.

Benefícios:
– Garantia de impermeabilização nos taludes.
– Aumento do volume útil de armazenamento de resíduos.
– Eliminação de impactos ambientais, decorrente da exploração de jazidas de argila.
– Velocidade na instalação.
– Redução do custo de implantação.

  • 2- Cobertura final de aterros de resíduos sanitários e industriais – A barreira impermeabilizante pode ser aplicada em coberturas de aterros de resíduos, minimizando a infiltração de águas pluviais e controlando a emissão de gases para a atmosfera. Sua estrutura garante um ótimo comportamento com relação aos recalques diferenciais que geralmente ocorrem em coberturas de aterros de resíduos.

Benefícios:
– Minimização da geração de chorume
– Controle da emissão de gases
– Bom comportamento aos recalques diferenciais
– Eliminação de impactos ambientais decorrente da exploração de jazidas de argila
– Velocidade na instalação
– Redução do custo operacional

  • 3- Proteção de áreas contaminadas – Em projetos de recuperação de áreas contaminadas, a barreira impermeabilizante pode ser especificada como um elemento extremamente eficiente que evita a infiltração de águas pluviais, reduzindo o processo de lixiviação de contaminantes.

Benefícios:
– Eliminação de impactos ambientais, decorrentes da exploração de jazidas de argila.
– Velocidade na instalação
– Minimização do processo de lixiviação de contaminantes
– Baixo custo de implantação

OUTRAS APLICAÇÕES

  • Impermeabilização de diques
  • Impermeabilização de taludes de barragens
  • Revestimento de área de rejeitos de mineração

FOTOS

Equipes capacitadas e experientes

Atendimento as normas vigentes

Acompanhamento técnico de Engenheiro Civil habilitado no CREA

Gostou desta solução?
Faça um orçamento aqui: