Também chamado de dreno fibroquímico ou dreno vertical pré-fabricado é utilizado em obras rodoviárias, ferroviárias, aeroportuárias, portuárias e áreas indústrias para tratamento e aceleração de recalques em áreas com solos moles. O geodreno consiste em um núcleo de plástico com ranhuras ( pequenos canais ) que promovem a formação de uma capacidade drenante vertical. Este núcleo é envolto por um filtro de geotêxtil não tecido, no qual tem a função de conter as partículas do solo e permear a fração líquida, drenando a água contida no solo.
EXECUÇÃO
A instalação consiste na cravação do geodreno por toda a espessura de solo mole através de um equipamento específico para esta finalidade. Algumas vezes é necessária a execução de pré-furos para romper a camada de solo mais duro junto à superfície. Posteriormente é realizada a execução do aterro de sobrecarga, sendo este, um grande aliado para o ganho velocidade de adensamento e minimização dos recalques pós-construtivos. Entre o aterro de sobre carga e a camada de solo mole é dimensionado um colchão drenante, este colchão tem a finalidade de drenar a água oriunda dos geodrenos e deve possuir capacidade de suporte para o equipamento durante a instalação, além de possuir uma declividade suficiente para o lançamento da drenagem para a atmosfera por gravidade.
VANTAGENS
- Fornecimento de material e serviços
- Equipamentos próprios para cravação
- Equipamentos para execução de pré-furos, caso seja necessário
- Medição e cobrança de material instalado
APLICAÇÕES
- Tratamento e drenagem de solos moles (com baixa capacidade de resistência)
- Aceleração de recalques
ACERVO TÉCNICO RECENTE
- COESUL – Obra da Capital Realty – 500.000m
- PAVSOLO – BR 470 – Trecho de Navegantes – 450.000 m
- SETEP – Obra do Contorno de Tubarão – 1.000.000m
- TONIOLO BUSNELLO – Obra da Arteris do Contorno de Florianópolis – 150.000M
- DRATEC – Obra da OIL STADE no Rio de Janeiro – 200.000m
- CONSTRUCAP – Obra no Rio de Janeiro – 150.000m
- AXIONA – Obra do Rodoanel em São Paulo – 100.000m