top of page

O uso de gabiões pode ajudar no controle de enchentes?

Atualizado: 29 de set. de 2023

Antes de mais nada, vamos esclarecer o que é o tal gabião. O gabião nada mais é do que cestos de arame retangulares preenchidos com pedras. Eles têm o objetivo de criar paredes de contenção leves, flexíveis e permeáveis. São estruturas utilizadas desde 3.000 a.C. Podem ser usadas para ajudar no controle de enchentes e é sobre isso que iremos falar neste artigo.

São duas as principais vantagens na utilização deste tipo de material. A primeira é a resistência das pedras, simulando a resistência do próprio concreto, o que dificulta a sua mobilidade. A segunda é a maleabilidade do fio de contensão das pedras que permite a aplicação em solos moles e faz com que o material se adeque ao movimento e à pressão da água.

Resumindo, os gabiões são formas eficientes, econômicas e adaptadas ao meio ambiente. A sua simplicidade o torna um material acessível, inclusive em relação ao conhecimento técnico necessário para aplicar o material. Continue lendo este artigo para saber como esses materiais podem ajudar no controle de enchentes.

Gabião

Quais os tipos de gabião que existem?

Gabião tipo Saco

O gabião tipo saco possui um formato cilíndrico. Ele é construído em um pano de tela em malha em formato hexagonal de dupla torção retangular. Para a sua montagem são usados arames de aço posicionados de forma alternada unindo os lados maiores do retângulo. Essa forma de fabricação resulta em um corpo cilíndrico achatado. Este modelo é comumente utilizado em obras hidráulicas subaquáticas e onde o solo possui uma fundação muito frágil.

Gabião
fonte: GabiõesBR

Gabião tipo Caixa

O gabião tipo caixa é uma estrutura montada de forma semelhante a um Lego, ou seja, possui um formato de paralelepípedo com uma base e uma tampa integrados. Indo mais nos detalhes, o material possui divisões internas chamadas de células ou de diafragmas. Elas são transportadas vazias até o local de instalação e lá são preenchidas com pedras. Este modelo é utilizado em obras que sofrem com empuxos e agem como muros de contenção.

Gabião

Gabião tipo Colchão

O gabião tipo colchão é muito semelhante ao gabião do tipo caixa em termos de funcionalidade. Porém, ele possui um formato diferente: é achatado, largo e afinado. Ele é construído em malha metálica de dupla torção, com a base e a tampa separadas. Sua principal funcionalidade é estabilizar o solo. A aplicação mais frequente é em canais em margens de córregos, canaletas de drenagem e revestimentos de taludes.

Gabião

Como aplicar o uso do gabião com o foco em contenção de enchentes?

O primeiro passo é identificar as margens que devem ser recuperadas. Depois é necessário diminuir o fluxo de água para viabilizar a funcionalidade do equipamento. Para isso é feito um dique para condicionar o fluxo de água fora do trecho onde será colocado o gabião. Em alguns casos é feita uma ensecadeira, ou seja, desvia-se o curso d’água usando terra e bolsas para fazer uma base que tira a água daquele trecho. Os gabiões são montados na região mais seca possível. Nesses casos são utilizados os gabiões caixa e os gabiões tipo colchão.

Nos casos em que não é possível fazer o desvio da água, é preciso que o trabalho seja realizado dentro dela. Nesses casos, o mais comum é se utilizar do gabião tipo saco. Esse tipo de gabião pode ser preenchido e transportado para dentro do córrego até ter condição de sair da água para a instalação das caixas. Essas informações são do engenheiro civil Tiago Almeida Prado.

Porque usar gabião para controlar enchentes?

Os gabiões são excelentes formas de fazer canalizações e proteções de margens. Devido ao volume de água dos córregos é comum ocorrer de processos erosivos nas margens. O gabião é recomendado para o controle de enchentes porque ele propicia ganho de espaço ao longo das margens; reconstrução da área erodida; aumento do fluxo do curso da água; integração dos cursos de água no desenho urbano e urbanização dos córregos.

Gabião

Quais os resultados da aplicação do gabião?

Por ser poroso o solo não é totalmente impermeabilizado – com índice de vazios de 30%. Essa característica alivia a força de pressão do curso d’água. O gabião funciona como uma drenagem permeável, como filtro e a condução é feita pelo próprio curso d’água. Além disso, como dito anteriormente, o gabião é um material flexível e ideal para lugares onde o solo é mole e possui muitas deformidades que mudam com o passar do tempo.

Para o que mais o gabião pode ser usado?

Retomando as vantagens dos gabiões:

  • Uma alternativa simples;

  • Baixo custo;

  • Rápida execução;

  • Não demandam mão de obra especializada e

  • Não precisam de aparelhos sofisticados.


Além disso, as próprias pedras utilizadas são encontradas, na maioria das vezes, no local onde está sendo realizada a obra, o que minimiza significativamente os custos e o tempo da obra.

Devido a sua grande versatilidade e baixo custo, o material pode ser utilizado para diversas funções e tipos de obra. Por exemplo, ele pode ser utilizado, além da proteção de margens, recuperação do processo de erosão e escorregamento, em apoio de pontes, canalizações retangulares, canalizações trapezoidais, caixas de retardo e espigões na margem do mar, para recompor uma área tomada pelo mar.

A Geossintec é uma empresa que já atuou em diversas aplicações de produtos de gabião. Atuamos desde a venda do material até a sua aplicação com o acompanhamento dos nossos profissionais.


Qual o desafio da sua obra? Estamos aqui para ajudar a solucionar.

Entre em contato conosco agora mesmo!

Fonte:

Siga-nos nas redes sociais Facebook e Instagram.

bottom of page