top of page

Evento FIEMA e a importância da presença da Geossintec

Atualizado: 6 de jun.

A FIEMA é a maior feira do setor ambiental do sul do país. Trata-se do único evento ambiental desta região. Ela está em sua 9ª edição e oferece infraestrutura, espaço e instalações para as empresas e instituições participantes. Neste evento os participantes apresentam suas soluções ambientais, tecnológicas e de inovação para resíduos, águas, efluentes, energia, construções, ciência e tecnologia, segurança do trabalho e gestão ambiental.

Em sua terceira edição, no ano de 2008, o evento teve como tema "Existe! Futuro para o planeta. Negócios para você” e contou com 22 mil visitantes e 210 expositores. O evento ocorreu bianualmente desde essa data até o ano de 2018. Em 2020 ele não pode ocorrer devido à pandemia do novo coronavírus e veio a acontecer apenas em 2023 novamente.


Fiema
Evento Fiema

O encontro tem como objetivo gerar negócios, relacionamento, disseminação de conhecimento e impulsionar o fluxo de informações e trocas de experiência entre os profissionais e acadêmicos. Desta forma, abrem-se mais oportunidades de negócio e prospecção de mercado, troca de informação, conhecimento, tecnologia e inovação ambiental nacional e internacional.

Participando do evento, a FIEMA acredita que você pode aumentar o alcance dos seus produtos ou serviços a mais profissionais do setor. Tudo isso graças ao fato de se tratar de uma feira já consolidada e que possui quase 20 anos de vitrine para toda a cadeia do setor ambiental. Estar presente na feira é uma excelente forma para alavancar sua marca na retomada da economia pós pandemia. Além disso, uma boa oportunidade para lançar e divulgar novos produtos e serviços.

Temas, congressos e seminários (Fiema)

A 9ª edição do evento tem como tema central “Impulsione ideias, soluções e negócios”. Durante ela irá acontecer o FiemaCON, uma programação que acontecerá em paralelo à feira. Esse espaço mostrará como transformar a preocupação ambiental em vantagem competitiva. Serão diversos eventos ao longo da feira com muita informação, inovação e conhecimento. O FiemaCON também contará com o "Meeting Empresarial” e o “Congresso Internacional”, seus eventos tradicionais. Já os seminários trarão um novo formato: palestras dinâmicas, cases de sucesso, maior possibilidade de tempo para debates e conversas com os participantes.

Mais especificamente ocorrerão os congressos e seminários vinculadas à proposta central do evento: 7º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, 7º Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária, 6º Seminário de Segurança do Trabalho, 3º Seminário de Energias Renováveis, 1º Seminário de Construções Sustentáveis, 1º Simpósio Gaúcho de Recuperação Energética de Resíduos Sólidos Urbanos.

Nesta edição a organização do evento decidiu atuar e contribuir para a evolução do ecossistema de startups. Pela primeira vez, haverá um Espaço Arena Startups. A área será destinada para mais de 50 startups exporem suas soluções. Lá haverá uma programação de talks, painéis e pitches abertos ao público. A Arena ocorrerá nos dias 09, 10 e 11 de maio.

Localização do evento

O evento acontecerá na cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, outra grande vantagem de participar deste evento. A cidade é encantadora e reconhecida por sua gastronomia, cultura e belezas naturais. Ela é um importante destino turístico nacional e, em decorrência disso, muito hospitaleira, caristmática e receptiva.

Bento Gonçalves possui 274 quilômetros quadrados de área e mais e 100 mil habitantes. Ela foi construída por descendentes italianos, poloneses e afro-brasileiros. Outro de seus destaques diz respeito ao setor moveleiro, correspondendo a 8% da produção nacional e 40% da estadual. Além deste setor, ainda se destaca pelo de vinicultura, representando a terceira maior economia do município.

Quem deve participar

O evento é voltado para profissionais, especialistas e acadêmicos que estejam em busca de geração de negócios, relacionamento, troca de conhecimento e de experiências em áreas que possam beneficiar a empresa como um todo. Lá serão trocadas diversas novidades, inovações e tecnologias para auxiliar empresas e empresários a melhorarem sua sustentabilidade, segurança no trabalho, gestão ambiental e muito mais.

Lembrando que este se trata do único evento ambiental do sul do país e que reúne grandes marcas em busca de trocar conhecimento e experiências. O evento também é indicado para empresas que desejam lançar um novo produto ou serviço, já que estarão passando milhares de pessoas interessadas nos assuntos tratados no local. Além disso, é um momento e um ambiente no qual as empresas contam com uma ótima infraestrutura, amplo espaço e instalações adequadas apresentarem suas soluções.

Dicas para o evento

Organize-se com antecedência para o evento. Estude bem a logística que envolve a sua ida e volta do aeroporto ao hotel. Faça a sua reserva nos hotéis indicados pelo próprio evento e que você tem acesso no site da FIEMA. Já tenha em mente onde você fará as suas refeições e aproveite a viagem para conhecer um pouco mais a cidade. Veja alguns pontos turísticos que você gostaria de visitar depois de um longo e cansativo dia de trocas e novos conhecimentos.

Os dados abaixo podem lhe auxiliar em relação a infraestrutura da cidade, confira:

  • Frota de táxi/Uber: 128 (aproximadamente);

  • Distância dos aeroportos: Caxias do Sul – 40km e Porto Alegre – 120 km;

  • Restaurantes, pizzarias e lanchonetes: 360 (aproximadamente);

  • Hotéis/pousadas: 43 e 3725 leitos.


Leve roupas confortáveis para o final do dia, caso você ainda esteja disposto a passear depois do evento. Leve uma garrafinha d’água para se manter hidratado durante o dia. Tenha uma agenda, ou um caderno para fazer anotações, se você ainda é adepto a formas analógicas de registro, ou baixe apps de anotação caso você prefira fazer isso de forma digital. Lembre-se de levar seus cartões de visita (sugerimos que você tenha cartões digitais). Tenha em mente já estratégias de conversação para ampliar seu networking, tenha o pitch na ponta da língua e impacte positivamente dezenas de pessoas!

Conclusão

Agora que você já conhece a história do evento e tudo o que o envolve acreditamos que você entendeu a importância da Geossintec estar presente nele. Somos uma empresa que está em crescimento e buscando soluções de gestão ambiental e diversos outros conhecimentos que serão de muita valia para nós.

Nós da Geossintec temos a certeza de que a nossa presença num evento tão importante e único aqui no sul do país será um grande marco para o nosso crescimento e aumento do reconhecimento. Esperamos fazer ótimos negócios, mas acima de tudo, mostrar o valor do que fazemos e a qualidade do nosso trabalho. Nos vemos lá!

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page