MONTAGEM DE MURO DE GABIÃO
GEOSSINTEC > PRODUTOS > MONTAGEM DE MURO DE GABIÃO
O muro de gabião é composto por caixas metálicas em formato de paralelepípedo, dividida a cada metro por paredes internas chamadas diafragmas que reforçam a estrutura do conjunto. São preenchidas com pedras limpas, a fim de garantir o comportamento e a resistência esperada para a estrutura.
A montagem do muro de gabiões consiste inicialmente na locação topográfica e preparação do terreno. Em alguns casos, é necessário a escavação do solo para adequá-lo à posterior execução do sistema de drenagem profunda. A montagem das caixas é realizada individualmente com auxílio de arames e então transportada para o local e é realizado a amarração do conjunto. A montagem é feita sequencialmente por fiadas (linhas). Gabaritos em madeira são utilizados para alinhamento e contenção das faces durante o preenchimento, evitando o “estufamento” das mesmas. O preenchimento com rachão é feito mecanicamente com auxílio de equipamento tipo escavadeira hidráulica (ou retro) e em etapas (normalmente 1/3 da caixa cada vez). Contrafortes de arame ligando as faces traseira e dianteira das caixas são colocados internamente como reforço, entre uma etapa de enchimento e outra. Após a finalização do preenchimento, fecham-se as caixas. Um geotêxtil é colocado na face traseira do muro para evitar a evasão de finos do solo e o início de problemas futuros de erosão. Concluída uma fiada, é feito o aterro e a compactação no tardoz do muro.
A execução do muro de gabião é realizada por equipe treinada e orientada adequadamente por profissionais, para que desempenhem corretamente sua função. A Geossintec possui engenheiros que supervisionam a equipe em cada fase da obra e quando de interesse do cliente. Nossa empresa pode desenvolver também o projeto executivo do muro.
VANTAGENS
-
Solução consagrada entre projetistas;
-
Sistema de drenagem integrado a solução pois não há retenção da água do solo (alta permeabilidade);
-
Excelente flexibilidade estrutural, o que evita ou diminui riscos de rompimento e fissuras;
-
Facilidade na execução pois dispensa uso de argamassa e concreto;
-
Integração paisagística com o meio ambiente;
-
Durabilidade;
-
Relativo baixo custo comparado à outras soluções.
APLICAÇÕES
-
Muros de Gravidade;
-
Muros com solo reforçado (gabiões ancorados);
-
Córregos com seções retangulares;
-
Dissipadores pluviais.
FOTOS
Equipes capacitadas e experientes
Atendimento às normas vigentes
Acompanhamento técnico de Engenheiro Civil habilitado no CREA