top of page

Muro de gabião: o que é, para que serve e como fazer?

Atualizado: 6 de out. de 2023

Um dos principais produtos da Geossintec são os muros de gabião. Somos especialistas no desenvolvimento de produtos e serviços de Engenharia e Tecnologia, fornecendo soluções inovadoras para os nossos clientes. Oferecemos soluções em Geotecnia, Engenharia Civil e Engenharia Industrial.


Além disso, a empresa também oferece serviços de consultoria e assessoria nessas áreas. A Geossintec tem como objetivo oferecer produtos e serviços de qualidade para atender às necessidades dos seus clientes, buscando sempre satisfazer seus requisitos.

O termo "gabião" advém da palavra gabbione, que remete seu significado a cestos gaiolas. O muro de gabião consiste em um tipo de estrutura de contenção composta por elementos metálicos, na maioria das vezes de aço galvanizado, construídos com a utilização de telas em formato de malha hexagonal, formando o que chamamos de gaiolas que, por fim, são preenchidas com rochas.


As gaiolas são "costuradas" continuamente por um arame, formando estruturas monolíticas que serão preenchidas manualmente com as pedras. As peças são produzidas uma a uma no local definitivo da obra.


As contenções à gravidade utilizam o seu próprio peso para fornecer estabilidade aos taludes. Elas são divididas em estruturas rígidas, que são as construídas com materiais que não suportam deformações (concreto, pedras assentadas com argamassa, etc.) e as estruturas flexíveis, que são as construídas com materiais que aceitam e que podem sofrer deformações dentro de limites estipulados em projeto, sem que percam estabilidade e eficiência. O muro de gabião, por exemplo, se encaixa nesta segunda possibilidade.


Muro de gabião

A principal vantagem de um muro de gabião é que ele pode ser facilmente construído e não requer nenhum tipo de fundação. Isto significa que ele pode ser erguido em áreas inacessíveis ou íngremes. Além disso, ele oferece um excelente nível de resistência à erosão, o que o torna ideal para locais sujeitos a intempéries. Outra grande vantagem de um muro de gabião é que ele é muito versátil e pode ser usado para diversas finalidades. Ele pode ser usado para evitar erosão e inundações, para delimitar propriedades, para criar caminhos, para estabilizar encostas e para conter água.

Tipos de gabião:


Existem três tipos de gabião que podem ser utilizados. São eles:


  • Gabiões tipo caixa

Os gabiões do tipo caixa possuem uma estrutura metálica em forma de paralelepípedo, produzida a partir de uma única malha hexagonal de dupla torção, formando a base, a tampa e as paredes frontal e traseira. A malha da base é unida com painéis durante a fabricação, formando os diafragmas e as paredes.


Muro de gabião

Muro de Gabião tipo caixa (Fonte: Catálogo Maccaferri)


Eles são elementos de alta resistência à tração, normalmente usados em estruturas que sofrem empuxos, como estruturas de contenção, também, possuem nível baixo de alongamento de suas malhas. Os gabiões, após serem preenchidos, tornam-se estruturas flexíveis, armadas e drenantes, que podem ser usados como muros de contenção, barragens, canalizações, etc.


  • Gabiões tipo colchão

Os gabiões do tipo colchão possuem uma estrutura metálica em forma de paralelepípedo com grande área e pequena espessura, são produzidos com malha hexagonal de dupla torção e formados por base e tampa, de forma separada. A malha que forma a base é dobrada, na fabricação, de um em um metro formando diafragmas, esses dividem o colchão em fragmentos de mais ou menos 2 metros quadrados. Antes de ser aplicado, este colchão é desdobrado tornando-se um paralelepípedo, então, é posicionado no local especificado em projeto e costurado, após então, é preenchido.


Muro de gabião

Gabião tipo colchão (Fonte: Catálogo Maccaferri)


Este tipo de gabião, normalmente é utilizado em canais e margens de córregos e rios como revestimento, afim de proteger e estabilizar, podem ser utilizados também em plataformas de deformação, protegendo a base de muros, canaletas de drenagem e revestimento de taludes.


  • Gabiões tipo saco

Os gabiões do tipo saco possuem uma estrutura metálica de forma cilíndrica, formados por uma única malha hexagonal de dupla torção e para seu fechamento nas extremidades, são usados arames de aço colocados de forma alternada entre as penúltimas malhas das bordas livres, isso permite que a peça seja montada no canteiro e possibilita reforço e rapidez em cada elemento ao longo da instalação.


Muro de gabião

Gabião tipo saco (Fonte: Catálogo Maccaferri)


Este gabião, normalmente é utilizado em obras hidráulicas, onde é necessária uma solução rápida, ou quando deve ser instalado em grandes profundidades (instalações subaquáticas), é bastante utilizado também, em locais que o solo apresenta baixa capacidade de suporte. É uma estrutura bastante versátil, sua instalação é feita com o auxílio de um guindaste ou uma grua, e devido a presença de água nos locais onde é utilizado, sugere-se que sua fabricação seja feita com arames protegidos por camada plástica, o que o torna eficiente em ambiente poluídos e quimicamente agressivos também.

Considerações de projeto para muros de gabião


A opção por se utilizar o muro de gabião em obras de contenção deve partir principalmente de estudos de viabilidade técnica e principalmente econômica. A princípio pode parecer menos econômico em relação a outras soluções de contenção. No entanto, os muros de gabião pode garantir, em diversas situações, benefícios não encontrados nos outros tipos de estrutura.


O dimensionamento dos muros de gabião devem atender às especificações e verificações de estabilidade, para os seguintes requisitos:

Tombamento;

Deslizamento;

Capacidade de carga.


De acordo com a ABNT NBR 11682:2009 – Estabilidade de Taludes – no caso de estabilidade muros de gravidade, assim como muros de flexão, deverão ser atendidos em fase de projeto e dimensionamento, os seguintes fatores mínimos de segurança:


Em relação à escolha dos materiais, o aço deve possuir principalmente alta resistência à corrosão, que é o que pode prejudicar de forma significativa a estrutura. Já as rochas podem ser compostas por qualquer tipo, os mais comuns são basalto, seixo e granito. É recomendado que a granulometria dessas rochas sejam pelo menos 1,5 vezes maior do que a abertura da malha de aço utilizada. Deve-se levar em consideração principalmente o fato de que os materiais escolhidos proporcionem peso, rigidez e resistência à estrutura.


Muro de gabião

Veja a aplicação da Geossintec no Hamburgo Village:

Resultados e benefícios

Os resultados e benefícios da aplicação de um gabião são muito variados. O gabião é uma estrutura feita com pedras que, devido à sua natureza, oferece resistência à erosão. A sua versatilidade permite que seja usado tanto para estabilização de encostas como para a consolidação de margens de rios, como dito anteriormente. Além de garantir a estabilidade de encostas e margens, o gabião também possibilita a criação de açudes e lagoas artificiais, pois serve como barreira para a entrada de água e também a retenção da mesma.

Para facilitar a visualização vamos listar os três principais:

  • A construção de gabiões é uma técnica de estabilização de encostas eficaz e de fácil aplicação, que oferece resultados duradouros a longo prazo;

  • Gabiões são usados para melhorar a estabilidade da terra em encostas, prevenindo o escorregamento de terra e erosã;

  • Meio de proteção contra inundações, pois ajudam a retenção de água e reduzem a velocidade da água, minimizando os danos causados por inundações.


Porque escolher a Geossintec?

A Geossintec é uma empresa de engenharia especializada em serviços de projetos e gerenciamento de obras de engenharia e construção civil. Oferece soluções inovadoras para a execução de obras na área de geotecnia (solos).


O propósito da Geossintec busca o formato de contratação global no sistema turn key (entrega de chaves), com a responsabilidade de toda a obra do início ao fim.

Continue acompanhando nosso blog e nos siga em nossas redes sociais Facebook e Instagram.

bottom of page