BLOG

O que é Gabião? Principais tipos e características

Você já deve ter notado a beira de várias estradas ou até mesmo às margens de algum rio, uma estrutura semelhante a um muro feito de pedras. Essa estrutura é conhecida como muro de gabião, e é extremamente importante para a contenção de barragens e drenagem de água, inclusive para obras marítimas e muito mais.

O gabião vem da palavra italiana Gabbione, que significa um grande cesto para transporte de terra, adubos O uso destes cestos já era muito difundido entre os egípcios que fizeram estruturas de contenção no rio Nilo com bambus trançados e cheio de pedras cerca de 5.000 anos a.c.. Os chineses também utilizavam a mesma técnica, há 1.000 anos a.c.

 

Você pode ter todas as informações sobre gabiões no seu bolso, é só baixar nosso ebook GRATUITO “Manual de bolso para uso de Gabiões”.

No Brasil sua utilização começou na década de 60.

Neste artigo você encontrará informações pertinentes em relação aos muros de gabião como características estruturais, composição e funcionalidades.

 

O que é e do que é feito um muro de gabião?

  • Vantagens
    • O muro de gabião é uma estrutura de contenção muito utilizada no mercado nacional é composto por pedras empilhadas em gaiolas de arame cozido hoje atualmente estas gaiolas são de arame galvanizado e revestido de pvc, possui características importantes para uma estrutura de contenção, como boa resistência aos esforços solicitantes, permeabilidade e baixo impacto ambiental, comparado com outros tipos de muros de arrimo o gabião possui um ótimo custo benefício.

Por conta disso, é muito usado em projetos de contenção de encostas de córregos e rios.

O muro de gabião auxilia na redução da velocidade da água e mantém o crescimento da vegetação ao seu redor, por possuir frestas na estrutura de arame.

Possui um ótimo custo benefício, mas o serviço é feito artesanalmente e exige uma mão de obra experiente para que a estrutura seja bem projetada. Trata-se de uma atividade simples pois não utiliza concreto ou argamassa, onde o material deve ser acondicionado da forma certa e as amarrações do arame devem ser feitas com precisão.

Quais são as suas características estruturais?

Para cumprir suas funções, o muro de gabião possui diversas características estruturais vantajosas para a ‘construção civil’. Confira algumas delas:

1. Drenante e permeável

Uma das características mais importantes dos muros de gabião. Sua estrutura possui “vazios” que torna o muro permeável, permitindo a drenagem do fluxo de água que está sendo contido

2. Estrutura flexível

É possível instalar o muro de gabião de acordo com o formato do solo, por se tratar de uma estrutura flexível que suporta determinadas deformações sem correr o risco de romper.

3. Durável

A estrutura formada por pedras já é resistente, mas as telas de aço galvanizado e revestido com PVC recebem

4. Ecologicamente integrável

Os muros de gabião são frequentemente usados em ambientes como matas preservadas, córregos, rios e lagos, mantendo a aparência rústica e ainda não prejudicando o crescimento da flora por conta das frestas em sua estrutura.

Onde mais o muro de gabião é utilizado?

Como já foi dito anteriormente, o muro de gabião possui ótima flexibilidade estrutural e pode ser utilizado para diversos fins além de drenar rios ou conter obras viárias.

Suas utilizações vão desde o revestimento de bacias ao controle de erosão hídrica, como:

– Obras de drenagem hidráulica;

– Contenções ancoradas com tirantes;

– Muros de arrimo em construções prediais;

– Canalização e conformação de rios tais canalizações, correção curso d’gua, estabilização fundo do leito, proteção das margens.

– Obras Marítimas como construção de cais, construção de espigões e proteção de praias

– Suporte para pontes;

– Elementos paisagísticos;

Tipos de Gabião

  • O gabião tipo colchão tem formato de paralelepípedo, grande no comprimento e na largura, porém pequeno na altura. São utilizados em barragens em terra, revestimento para canais e escadas dissipadoras, estrutura que controla a carga hidráulica de um curso de água, permitindo que a velocidade de escoamento seja compatível com o material que o revestem, evitando assim erosões e surgimento de voçorocas (fendas produzidas na terra por forte enxurrada). Ou seja, essa estrutura dissipa a energia de um curso de água quando há necessidade de vencer grande diferença de nível em uma curta distância;

 

  • O gabião tipo caixa tem formato de prisma retangular e é bastante utilizado na construção de canalizações, muros de barragem e de contenção;

 

  • O gabião tipo saco tem formato cilíndrico e são usados em locais onde se requer rápida intervenção, ou seja, em obras emergenciais, ou quando o solo de apoio apresenta baixa capacidade de suporte.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *