CASES

READEQUAÇÃO DE LAGOA DE TRATAMENTO DE EFLUENTE

Cliente: JBS TRÊS PASSOS
Local:
Três Passos – RS
Empreendimento:
Estação de Tratamento de Efluentes

No ano de 2020 a Geossintec foi contratada para realizar a readequação de uma lagoa de tratamento, situada na unidade da JBS em Três Passos – RS. A lagoa que possuía 120 m (comprimento) x 44 m (largura) x 4 m (profundidade) precisava ser limpa e readequada para atender as exigências vigentes e assim, desempenhar seu pleno funcionamento.
Para a realização desta obra, a Geossintec contou com o apoio de equipes parceiras que atenderam ao escopo de terraplanagem, adequações civis e revestimento da lagoa. Todas as etapas contaram com a supervisão e coordenação de engenheiros capacitados e com auxílio em tempo integral de toda a equipe Geossintec.

DESENVOLVIMENTO:

Visita Técnica: Visando atender de forma plena o memorial enviado pelo cliente, foram realizadas visitas técnicas ao local da obra, onde buscou-se conhecer melhor o cliente e o que ele necessitava, assim como, analisar o local, identificar possíveis interferências e melhorias na execução dos serviços.

Projeto Executivo: Após a aprovação do orçamento da obra pelo cliente, iniciou-se a elaboração do projeto executivo. Detalhou-se nele as dimensões da lagoa, posicionamento e dimensões do sistema de drenagem de líquidos e gases, posicionamento das caixas de entrada, saída, inspeção e emissário, ancoragem e tipos de solda aplicados na instalação da Geomembrana PEAD, além de estarem especificados os materiais e quantitativos a serem utilizados na execução da obra.

Limpeza e Destinação: A limpeza da lagoa foi realizada com auxílio de escavadeira hidráulica e para carregamento e transporte do lodo, utilizou-se caminhões caçamba. Os caminhões transportaram o lodo até uma central de compostagem de DMT 10 km onde o resíduo recebia sua destinação final. Para acesso dos caminhões no interior da lagoa foi construída uma rampa com argila que posteriormente foi usada para recompor os taludes e o fundo da lagoa após a raspagem.

Raspagem: Para concluir a limpeza da lagoa, além da remoção de lodo, é necessário realizar a raspagem do solo que estava contaminado. Esse solo recebeu a mesma destinação final do lodo.

Topografia: Com o projeto executivo aprovado e a lagoa limpa, realizou-se o levantamento planialtimétrico na área onde seria executada a lagoa. Após, foi realizado a locação da obra, ou seja, a demarcação no terreno dos principais pontos da lagoa (dreno de líquido, tubulações de entrada e saída etc.) e ao final da terraplanagem, foi realizado novo levantamento planialtimétrico para aferição das bordas, posicionamento das tubulações entre outros elementos.

Serviços de Terraplanagem (corte, carregamento, espalhamento e compactação do solo): O solo para a construção da lagoa foi obtido de uma jazida próxima ao local da obra, através de indicação do cliente. Para a construção da lagoa foi necessário cerca de 4.500 m³ de solo.

Caixas de entrada e saída: Foram instaladas ao total, 12 caixas de concreto armado, sendo 5 caixas de entrada, 5 caixas de saída, 1 caixa de inspeção e 1 caixa do emissário.

Drenagem de Líquido: Para detecção de eventuais vazamentos que poderão ocorrer durante a utilização da lagoa, foi construído um sistema de drenagem de líquidos na parte central do fundo da lagoa, o qual é conectado ao tubo de inspeção. Este dreno central é denominado dreno principal e é composto por geotêxtil não-tecido, brita e tubo PEAD corrugado.

Drenagem de gases: Para a execução do sistema de drenagem de gases utilizou-se tubos dreno PEAD DN 65 mm, revestidos com geotêxtil não-tecido. Para a execução deste sistema de drenagem, é necessário a escavação de valetas de 10 cm x 10 cm nos locais onde serão aplicadas as linhas de drenagem.

Revestimento: Foi instalado um sistema de revestimento com geomembrana PEAD 2,00 mm. Antes da aplicação da geomembrana a superfície estava regularizada, isenta de pedras e raízes e toda instalação seguiu as orientações da NBR 16.199. Foram realizados todos os testes para verificar a qualidade da instalação.

Entorno da lagoa: Conforme solicitado pelo cliente, foi realizado o plantio de grama nos taludes do entorno da lagoa, a fim de dar um bom acabamento estético e conter possíveis erosões.

Comissionamento: Ao final de todos os serviços foi dado início a operação da lagoa. Reunimos a documentação em um databook onde constam: Projeto Executivo, Relatório de Instalação, Diários de Obra, As Built, Certificados de Qualidade, Manual de Operação e Termo de Entrega da obra.

QUANTITATIVOS

• Dimensão da Lagoa:
• Lagoa 01: 100,0 m x 40,0 m x 4,00 m (compr. x larg. x prof.);
• 4.500 m³ – Movimentação de Solo (corte, carregamento, espalhamento e compactação);
• 12 uni – Caixas de concreto armado (1,00 m x 1,00 m x 1,20 m);
• 150,0 m – Dreno de líquidos;
• 2.100,0 m – Dreno de gases;
• 5.015,0 m² – Geomembrana PEAD 2,00 mm;

FOTOS

Equipes capacitadas e experientes

Atendimento as normas vigentes

Acompanhamento técnico de Engenheiro Civil habilitado no CREA

Gostou desta solução?
Faça um orçamento aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *