CASES

SOLUÇÃO: MUROS DE CONTENÇÃO COM GABIÕES TIPO CAIXA

Cliente: KAEFE ENGENHARIA
Local: Campo Bom – RS
Empreendimento: Hospital Veterinário Feevale
No final do ano de 2020, a Geossintec foi contratada pela Kaefe Engenharia para executar a construção de um muro utilizando-se gabiões tipo caixa, a fim de realizar a contenção dos taludes existentes no terreno onde está sendo construído o Hospital Veterinário da Universidade Feevale.

SERVIÇOS

A Geossintec conta com parceiros capacitados, que possuem grande experiência neste segmento, tanto no fornecimento dos produtos quanto na prestação dos serviços envolvidos. Todas as etapas da obra são acompanhadas por equipe de profissionais treinados, que contribuem para que a obra seja executada com a devida qualidade.

Nesta obra, foram utilizados gabiões confeccionados em malha hexagonal de dupla torção, tipo 8 x 10 conforme NBR 10514, a partir de arames de aço BTC, isto é, com baixo teor de carbono, revestido com liga Zn/5% alumínio – MM, conforme ASTM A856M, no diâmetro de 2,40 mm e recobertos com PVC cinza.

Os itens a seguir descrevem de forma suscinta o desenvolvimento da obra:

Locação: Com auxílio de uma equipe de topografia da contratante e supervisão da Geossintec, realizou-se a locação das cotas de referência (ponto de partida, altura final etc).

Escavação: Após a locação, dá-se início a escavação do terreno, a qual ficou sob responsabilidade da contratante e sob supervisão e fiscalização da Geossintec.

Montagem: Os gabiões, que são recebidos em fardos, foram retirados (peça por peça) e desdobrados em local próximo a instalação, sendo este plano e sem interferências. Com auxílio de alicates e arames de amarração apropriados (enviados juntamente com os gabiões), a equipe realizou a montagem das caixas.

Posicionamento: Após a montagem das caixas de gabiões, estas foram transportadas até o local de instalação e amarradas umas às outras, conforme determina o projeto executivo (altura e extensão total do muro). Para garantir que a estrutura apresente a estética esperada, utilizam-se gabaritos e guias de madeira que conferem o alinhamento das caixas.

Preenchimento: Iniciou-se então o processo de preenchimento dos gabiões utilizando-se blocos de rocha com diâmetro variando entre 100 e 250 mm.  O preenchimento é feito em 3 etapas, sendo a primeira etapa o enchimento da caixa até o primeiro terço da altura (0,30 m), a segunda etapa o enchimento do segundo terço da altura (0,60 m) e por fim, o último terço até 1,0 m, reforçados internamente por tirantes horizontais.

Drenagem: Em paralelo à montagem das fiadas do muro de contenção, aplicou-se em seu tardoz o elemento de drenagem superficial, o qual é constituído por uma manta de geotêxtil não-tecido que separa a superfície de contato aterro/contenção e evita a dispersão dos finos do aterro estrutural por entre o material de enchimento dos gabiões.

Reaterro: Na sequência, executou-se a colocação e compactação do aterro estrutural, com material extraído do próprio terreno e atentando-se para a compactação do mesmo.

VANTAGENS:

Dentro do universo das estruturas de contenção, o muro de gravidade com gabião têm se apresentado uma solução extremamente vantajosa, do ponto de vista técnico e econômico. São normalmente executados para conter desníveis, em geral com até 5 m de altura e têm como principal característica a flexibilidade do conjunto, a absorção de esforços oriundos de acomodações, sem apresentar trincas ou fissuras.

QUANTITATIVOS

  • Dimensões dos Muros:
    • 51,00 m (comprimento) x 0,50 m (altura menor) x 3,00 m (altura maior)
    • 20,00 m (comprimento) x 0,50 m (altura menor) x 3,00 m (altura maior)
    • 3,00 m (comprimento) x 4,00 m (altura)
    • 21,00 m (comprimento) x 2,50 m (altura)
    • 45,70 m (comprimento) x 3,00 m (altura)
  • Dimensões das Rampas:
    • 13,00 m (comprimento) x 0,50 m (altura inicial) x 2,50 m (altura final)
    • 14,00 m (comprimento) x 0,50 m (altura inicial) x 2,00 m (altura final)
    • 14,00 m (comprimento) x 0,50 m (altura inicial) x 2,00 m (altura final)
  • Materiais:
    • Gabião Caixa – 728,00 m³
    • Geotêxtil não-tecido – 782,50 m²
    • Rachão – 800,00 m³

FOTOS

Equipes capacitadas e experientes

Atendimento as normas vigentes

Acompanhamento técnico de Engenheiro Civil habilitado no CREA

Gostou desta solução?
Faça um orçamento aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *